segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

#EDA: Estudar longe, morar em república, minha experiência - Por: Hana Marinho

Oooi pessoal, tudo bem com vocês? Tô super feliz e super empolgada porque hoje vamos começar com a sequência de posts semanais #EXPERIÊNCIADEAMIGA, ou #EDA. Se você ainda não sabe como vai funcionar essa tag, clique aqui e leia o nosso post de apresentação.
Já leu? Então vamos começar a ler o texto da Hana, que vai falar sobre o tema Estudar longe, morar em república, minha experiência:


"Olá! Meu nome é Hana e eu tenho 16 anos, atualmente moro na Serra/Aracruz no Espirito Santo, sou amiga da Ana e ela me convidou pra falar um pouco de como é morar fora e sem os pais, então aqui está a minha "historia" haha. Bom, toda a minha vida minha mãe sempre me incentivou a  estudar no IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), então sempre tive essa vontade. Quando eu estava no 9° ano descobri que não teria muitas chances de passar na seleção para o Campus Vitória, que era o mais perto de mim, então minhas amigas e eu tivemos a ideia de tentar a prova pra o Campus Aracruz (que fica cerca de 80 km de onde eu moro), a ideia combinada com meus pais era simples, se eu passasse iria de transporte todo dia e continuaria morando na minha cidade. Então eu passei na prova e como tinha combinando eu fui e voltei de transporte todos os dias, mas apenas pelos quatro primeiros meses, até minha mãe perceber o quão casativo era. Então meus pais tiveram a ideia de eu ir morar lá com uma amiga minha. No inicio era pra ser apenas nós duas, até a gente conhecer Tia Neli (um anjo na minha vida), que era mãe de umas das meninas que estudava na sala da minha amiga. A gente fez uma proposta pra ela, que era: ela ficava com a gente e nossos pais pagavam as despesas, ela aceitou e nos recebeu como filhas. No inicio foi tudo muito bom e maravilhoso, na republica era eu, mais tres amigas e a Tia Neli. Morar sem os pais me deu muita responsabilidade, eu nunca fui do tipo de pessoa que gosta de sair pra festas e coisas do tipo, então se comportar quando os pais não estão por perto não foi difícil, e nem estudar, já que eu tive que estudar muito. Tive a sorte de morar com pessoas que amo, o que foi muito bom pra mim! É claro que no inicio eu não tinha muitos vínculos com elas, mas hoje são minha segunda família! No segundo ano entrou mais três meninas, foi difícil no começo a acostumar com elas, houveram problemas e uma delas saiu da república, mas as outras duas já estão guardadas em meu coração. Morar com pessoas que não são da sua familia de origem, quer dizer que você terá que abrir mão de várias coisas, como por exemplo, a privacidade (isso pode ser até bom na maioria das vezes), pode haver algumas briguinhas também e você tem que tomar muito cuidado para não ofender alguém sem a intenção.
foto das meninas da república
Quando está longe de casa tem que ter consciência do que se faz, até porque seus pais estão pagando caro pra você estar lá. Nós lá da república somos muito diferentes, e estamos sempre nos ajudando. Sempre uma puxando a orelha da outra se não está estudado, ou dando apoio moral se o esforço não dá o resultado esperado. Até comemorar quando o crush vem falar com uma de nós kkkkkkk. Bom, eu já falei de mais, então vou concluir dizendo que a decisão de morar fora foi dificil pra ser tomada, eu estava com medo e meus pais estavam com medo, tive que mostrar a eles que podiam confiar em mim, e provar pra mim mesma que eu podia fazer aquilo, e que também foi a melhor decisão já feita na minha vida, pois minhas notas aumentaram e meus laços de amizades também, o ano passado não foi fácil e sei que esse ano não será também (mais uma menina se juntará a nós), mas sei que com o aprendizado dos últimos anos vou lidar muito melhor com isso! Eu pretendo morar em outro estado quando for fazer faculdade, e sei que vai ser muito mais dificil, mas sei que vou aprender muito mais."

Eaí pessoal, gostaram??? Deixem aqui nos comentários a opinião de vocês =)
Não choreeeem, na próxima segunda feira (25/01) tem mais... E vai ser sobre um tema super legal que a Ester Rissi vai trazer pra vocês, que é ser criada pelos avós. Não percam! E não se esqueçam que nos demais dias da semana as publicações do blog ocorrerão normalmente.
Agora o blog tem uma fanpage, curta lá e não perca nada que acontece por aqui.

Fanpage: https://www.facebook.com/delineandosorrisos/?skip_nax_wizard=true
Email: delineandosorrisos@outlook.com

Um beijo e até a próxima! <3

4 comentários:

  1. Oi Ana!
    Eu gostei bastante, sério. Eu nunca tive uma noção do que é morar longe dos pais, sinto até medo ao pensar nisso porque não sei se conseguiria morar sozinha, ainda mais eu... Eu sempre achei que morar em uma república fosse igual nos filmes americanos, sabe? Com trotes, festas, bebidas e tudo mais. Só que acabei de descobrir que não, que depende de qual você vai ficar.
    Adorei a ideia do #EDA, de coração mesmo, vou ler todas porque gosto de ouvir as experiências dos outros, sabe? Para ter uma noção mesmo.

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Emilly. que bom que gostou! morar em uma república pode trazer resultados muito bons (como o exemplo da Hana), mas tem que saber ser aproveitado. Esse é justamente o objetivo do #EDA, mostrar pras pessoas como realmente é a vida das pessoas que passam por experiências não tão comuns, e como lidar com determinadas situações. Continue acompanhando sim! Vou amar recebe-la aqui mais vezes <3

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou!!! Continua acompanhando o blog, que vem muitos outros conteudos bons <3

    ResponderExcluir